segunda-feira, 4 de maio de 2009

A CASINHA BRANCA DO VALE

Meu amor! meu amor! os meus desejos
são ver-te junto a mim...
estreitando-me ao peito, em rubros beijos,
no relvoso capim.
E, quando o vento agita as laranjeiras
pelas tardes de estio...
ouvir chilrar as aves nas balseiras,
ou lastimar-se o rio.
Meu amor! meu amor! casta andorinha,
o meu desejo era
ter, entre os laranjais, uma casinha
cheia de folhas de hera,
uma casinha branca... com parreiras...
cheia d'aves e flores,
- toda ornada de róseas trepadeiras, -
róseo ninho de amores!...
Nas telhas cor de grã ou nas janelas,
rolas e pombos vários...
e em gaiolas, doiradas como estrelas,
mil trinos de canários.
As aves tropicais, que têm nas penas
arco-íris multicolores...
casarão as cantigas mais amenas
às essências das flores.
O laranjal cheiroso e as araucárias
crescerão à porfia:
e a begónia unirá suas cores várias
à fúcsia macia.
De manhã, pela relva inda orvalhada,
veremos os renovos...
iremos lançar grãos à passarada,
e aos estorninhos novos.
Fartaremos as ágeis andorinhas,
pousadas sobre a tília,
- sem esquecer as patriarcais galinhas,
boas mães de família!...
À tardinha, entre a roxa bouganville,
dos bons caramanchéis,
tu bordarás os teus bordados mil...
- Eu, livros e papéis.
Migalhas deitaremos aos milheiros
aos cisnes, na água clara,
afagaremos nossos cães rafeiros...
- mais a pomposa arara.
Toda a casinha branca, entre os gorjeios,
no poente cor de brasas...
será risos, trinados, garganteios:
- Toda plantas e asas! -
Enquanto, nos palácios brasonados
de sessenta janelas,
passeiam torvos, lívidos Cuidados,
de olheiras amarelas...
nossas risadas, quais pandeiros d'oiro,
logo, ao romper do dia...
farão sorrir a giesta, o cacho loiro,
e a vivaz cotovia.
E, quando o pardo cão estruge o val',
com uivo aterrador,
ou que prateia a rama do olival
a estrela do pastor...
os zagais, ao entoar branda harmonia,
na flauta agreste e franca,
dirão: - É noite para nós, mas dia,
lá na casinha branca!...
Gomes Leal in Claridades do Sul
Assírio e Alvim

1 comentário:

Violet disse...

Uma casinha branca... Eu e tu e a natureza... E o nosso amor...